top of page

Acupuntura

     A Acupuntura é um ramo da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) em que consiste no uso de agulhas para estimular determinados pontos específicos relacionados ao funcionamento adequado do organismo. Praticada na China há milhares de anos, a técnica se baseia no estímulo da energia vital, o “Qi” e do sangue, o “Xue” que circula pelo nosso organismo e que são essenciais para a nossa saúde. Quando há desvios desta energia ou estagnações em determinados pontos do corpo, o do organismo perde o seu equilíbrio e então surgirão as doenças.

     Seguindo este raciocínio, ao estimular os pontos onde há acúmulo de energia, haverá um reestabelecimento do “Qi”, uma melhora das funções dos órgãos e permitindo que o organismo volte ao seu funcionamento normal.

      Esta prática tem sido utilizada no Ocidente há mais de 100 anos em diversos tipos de tratamento, e milhares de pessoas afirmam terem se beneficiado com a acupuntura.

      No Brasil, a acupuntura já é inclusive reconhecida como uma especialidade, pode ser feita com segurança por diversos profissionais qualificados e preferencialmente os da área da saúde.

Benefícios da Acupuntura para a Saúde

   Muitos estudos científicos já comprovaram que a acupuntura funciona e ajuda a aliviar principalmente as dores, controlar a ansiedade e a compulsão alimentar, diminuir o estresse e combater inflamações, além de inúmeros outros benefícios que ainda não foram comprovados.


1. Acupuntura no Emagrecimento e aplicado na Estética

    A acupuntura é um recurso complementar no tratamento do controle/perda do peso, pois trabalha nos pontos dos órgãos que estão relacionados de forma direta ou indiretamente ao controle da fome, compulsão alimentar, equilíbrio hormonal e até mesmo aos níveis de glicose no sangue.

    Segundo a MTC, o ganho excessivo de peso é causado por diversos fatores como alimentação, hereditariedade, falta de atividade física, fatores emocionais, etc... Ocorrendo então um desequilíbrio principalmente entre as funções do baço e do fígado, o qual será necessário equilibrar durante o tratamento. Os rins e o sistema endócrino também serão regulados uma vez que são responsáveis pela retenção de líquidos e também possuem a função de estimular e controlar o equilíbrio hormonal.

   Nas mulheres na fase da menopausa, os ovários e as suprarrenais também podem ser estimulados durante o tratamento pois podem causar as alterações hormonais favorecendo o ganho de peso.

    No controle da obesidade, um recurso muito utilizado para a estimulação do organismo é a auriculoterapia, técnica que consiste em estimular determinados pontos na orelha para controlar o apetite e que tem se demonstrado tão eficiente quanto as práticas tradicionais.

    A acupuntura pode funcionar como uma terapia complementar ao seu programa de perda de peso, mas para surtir o efeito permanente desejado ela deve estar acompanhada de mudanças nos hábitos alimentares e da prática regular de atividade física.

    Na estética, é utilizada principalmente para amenizar as marcas de expressão (rugas), o estímulo dos pontos da face aumentam e estimulam a pele, melhorando a circulação sanguínea.

 

2. Alivia as dores da Coluna

   As dores na coluna ou dor nas costas, tanto na região cervical quanto a região lombar é o que leva as pessoas a procurarem um acupunturista, algumas pesquisas afirmam que de 70 a 85% da população irá ter pelo menos um episódio de dor nas costas durante a vida.

   As dores da coluna cervical são causados principalmente por uso constante de computadores, notebooks, tablets e celulares, já na região lombar devido a má postura, carga excessiva, trabalho excessivo em posição sentada. Além do próprio desgaste natural da coluna vertebral com a idade.

  Na literatura científica, o tratamento através da acupuntura para tratar a dor lombar é bastante citado, principalmente no tratamento da a dor crônica – aquela considerada como a dor que persiste por mais de três meses. Num estudo publicado na revista Archives of Internal Medicine mostrou que no tratamento com agulhas os pacientes tiveram uma melhora a mais de 15% quando comparados a pessoas que somente receberam medicamento e/ou tratamento com quiropraxia.

 

3. Controla o Estresse e melhora o sono (insônia)

   Uma outra grande contribuição da acupuntura está nos efeitos da terapia sobre a ansiedade e o estresse. Estudos mostram que a acupuntura é eficiente porque tem a capacidade de bloquear a produção de hormônios liberados em situações estressantes, como o cortisol. Algumas situações estressantes são normais, mas o estresse crônico pode levar a uma série de complicações e alterações no nosso organismo como: problemas cardíacos, depressão, sobrepeso, insônia, entre outros.

 

4. Reduz desconfortos estomacais

   Outro benefícios da acupuntura é aliviar a azia e a má digestão. Problemas gástricos como azias, refluxos, gastrites na visão da MTC estão relacionados com os fatores emocionais. Os fatores emocionais perturbam a circulação da energia do meridiano do Fígado e o Fígado por sua fez acaba inibindo um funcionamento normal do Baço/Estômago na Lei dos Cinco Elementos, causando assim os desconfortos estomacais.

 

5. Alivia a tensão e as dores de cabeça

   A acupuntura aplicada nos pontos certos produz um efeito anti-inflamatório, analgésico e atua como um relaxante muscular, podendo aliviar a tensão, a cefaléia e também a enxaqueca crônica.

 

   Muitos casos de enxaqueca e dores de cabeça são causadas por tensão muscular da região cervical e do músculo do trapézio. Esta tensão pode diminuir a irrigação cerebral e da cabeça. A acupuntura é capaz de aliviar e prevenir a evolução das dores para dores crônicas, além de melhorar também as dores de cabeça crônicas.

 

6. Controla a ansiedade e alivia sintomas da depressão

   A acupuntura é efetiva contra alguns transtornos emocionais, pois alguns pontos induzem à produção de hormônios do bem estar, como a endorfina e a serotonina. A técnica também leva ao relaxamento e a um equilíbrio no fluxo de energia, o que diminui a ansiedade e melhora alguns dos sintomas relacionados à depressão. Age principalmente nos meridianos do fígado e coração.

 

7. Auxilia na recuperação de lesões

   Os pontos de acupuntura podem aumentar a circulação sanguínea, reduzem a inflamação, diminui a formação de cicatrizes e diminuindo assim o tempo de recuperação das lesões e até mesmo após alguns tipos de cirurgia.

 

   Na China, a acupuntura é aplicada em atletas de alto nível pois podem também melhorar o seu performance (desempenho).

 

8. Ameniza os sintomas de TPM (Tensão Pré-Menstrual) e da Cólica Menstrual

   As cólicas mestruais muitas vezes estão relacionadas a ingestão de alimentos frio e gelados. Os sintomas da TPM como: cólicas, inchaço, mau humor e dores de cabeça ocorrem devido a um distúrbio endócrino e hormonal. Nestes casos a acupuntura pode ser de grande auxílio, pois regular o sistema nervoso e endócrino, além de melhorar o funcionamento do fígado e do baço.

   É recomendável um tratamento na frequência de uma por semana como forma preventiva.

 

9. Reduz os efeitos colaterais da Quimioterapia

   Alguns dos sintomas associados ao tratamento do câncer com quimioterapia – como febre, náuseas, depressão, boca seca, constipação, diarreia e suor noturno – podem ser minimizados com sessões paralelas de acupuntura.

 

10. Tratamento de dores e outras doenças

   Muitas vezes a acupuntura é vista como um tratamento paliativo nas dores. Além do efeito paliativo, a acupuntura trata a causa das dores. Segundo a MTC, quando há obstrução do Qi (energia) há dor, sendo assim, a acupuntura é capaz de desobstruir a energia e tratando a dor pela sua causa. Existem muitos tipos de dores: das costas, dor crônica e aguda, como artrite, dor no túnel do carpo, cólica menstrual, dor no pescoço, dor articular, fascite plantar, dor no joelho, tendinite, dor do estômago, cólica menstrual e intestinal, etc.... Na acupuntura existe pontos específicos como Ponto do Estômago, Ponto do Intestino, Ponto dos Tendões, Pontos do Qi, etc...

 

   Alguns distúrbios respiratórios como asma, alergias, sinusite e rinite também podem ser tratadas através da acupuntura.

 

Resultados do Tratamento

   O resultado de uma sessão de acupuntura varia de profissional para profissional, desde ao realizar um diagnóstico correto até a escolha dos pontos a serem utilizados em sua terapia. O objetivo sempre a ser alcançado na acupuntura é eliminar os distúrbios energéticos e reestabelecer o equilíbrio do organismo, e nos casos de dor diminuir as dores, as inflamações e aliviar as tensões musculares.

 

Qual a duração do tratamento?

   Como se trata de um tratamento natural e individualizado, a frequência e quantidade das sessões irá depender da complexidade de sua condição e a sua resposta ao tratamento.

   Geralmente em casos agudos recomenda-se uma maior frequência no inicio no tratamento, podendo ser realizada de 2 a 3 vezes na semana. Já em casos crônicos necessita maiores períodos de tratamento (consideramos 1 período de tratamento de 10 sessões) mas que podem ser alterados para 1 vez por semana.

   No caso, para tratamento de DORES, muitas pessoas sentem o alívio já na 1ª. sessão. E, quando as doenças são tratadas na fase inicial obtém melhores resultados.

 

   Cada sessão dura em média de 01 (UMA) hora.

bottom of page